Um empreendedor que tem esse objetivo sabe da importância de acertar nos aspectos mais estratégicos, mas será que isso garante que ele fique livre de situações adversas?
Veja abaixo 5 erros de gestão que todo empreendedor deve evitar:
Ignorar a concorrência
Um bom estudo do seu mercado é essencial para que a sua empresa tome os melhores rumos possíveis. Não prestar atenção nos seus concorrentes é pedir para ser surpreendido e ultrapassado eventualmente. É no trabalho deles que podem surgir novos insights, direcionamentos, tendências e até exemplos do que não fazer. Por mais único que seja o seu negócio, ele certamente está inserido em um segmento; mesmo que você não tenha concorrentes diretos, existirão empresas semelhantes à sua e são elas que você deve observar.
Não acompanhar o mercado
Um dos erros de gestão mais graves é se concentrar demais no próprio negócio e ignorar as movimentações do mercado. Assim como a concorrência, o vai e vem da economia e das tendências pode ser determinante para o sucesso ou o fracasso das iniciativas da sua empresa. Isso também é valioso para situações em que é necessário lidar com fornecedores: o seu negócio acaba sempre precisando de outros.
Insistir em gastos desnecessários
Muitos empreendedores têm aquela visão idealizada dos rumos que querem para a sua empresa, como uma localização privilegiada, o máximo em tecnologia em seu escritório, entre outros. Seja realista em relação ao que é uma necessidade e o que é gasto desnecessário. Avalie a real importância do que você está cogitando e direcione suas atenções para o que é essencial para o crescimento do negócio.
Não investir na equipe
Por melhor que seja o empreendedor, ele é apenas uma pessoa. Aqueles que não veem a sua empresa crescer costumam ser os que não investem em sua própria equipe. É um dos erros de gestão mais graves deixar que o conhecimento dos funcionários fique estagnado, em vez de continuamente incentivá-los a melhorar. Lembre-se que um turnover alto (ou seja, uma grande rotatividade na sua equipe) é danoso para qualquer tipo de negócio.
Deixar a emoção tomar conta
Não importa qual o nível de experiência, é muito comum ver empreendedores se entregando ao desespero em uma situação adversa. Por mais que ninguém goste de lidar com dificuldades, é preciso ter um bom equilíbrio e segurança em suas decisões para reverter os problemas. As melhores formas de evitar que o lado emocional entre em descontrole é sempre ter em mãos o máximo de informações possível e contar com o auxílio de uma boa equipe.
Fonte: Sage Negócios